CASAMENTO busca
           
Contato Página inicial
 



Google
 
Pesquisar: 

Casamento Religioso

As informações sobre o casamento religioso devem ser obtidas na igreja onde pretende casar

Você não sabe por onde começar a organizar o seu casamento? O primeiro passo é marcar a data e o horário na igreja. Disso irá depender, inclusive, o casamento civil, pois o cartório tem um prazo para a entrada de documentos que depende dessa data.

Faça a reserva com 1 a 6 meses de antecedência, dependendo da paróquia e da época do ano. Os meses mais concorridos são maio, setembro e dezembro.

A escolha da igreja deve levar em consideração o número de convidados. Um ambiente enorme com pessoas espalhadas dá a impressão de que muita gente faltou à cerimônia. Um lugar pequeno para uma grande quantidade de pessoas é desconfortável: gente apertada, de pé, com calor. Os convidados terão uma lembrança desagradável do seu casamento.

A noiva não deve se atrasar por mais de 15 minutos para não atrapalhar os casamentos que estão marcados para depois do seu horário.
Cerca de quatro meses antes da cerimônia, os noivos devem dar entrada ao processo matrimonial.

O casal deverá prestar atenção aos seguintes detalhes:

Se um dos noivos não for batizado ou pertencer a outra religião deverá solicitar um pedido de dispensa do impedimento, que será enviado à igreja matriz da região. O bispo irá analisar o requerimento. Se esse for o seu caso, não se preocupe. Na grande maioria das vezes, o processo é aprovado.

O casal tem que fazer um curso de noivos, cuja duração varia de acordo com a igreja.
Para casar fora da paróquia a que pertencem, os noivos devem solicitar transferência para a escolhida. Se os noivos fazem parte de duas paróquias diferentes, podem escolher entre uma das duas.

Finalmente você poderá
reunir os documentos exigidos:

  • Certidão de batismo atualizada dos noivos (deverão obtê-la junto à paróquia onde foram batizados).
  • Cópia da carteira de identidade dos noivos e padrinhos.
  • Comprovante de participação no curso de noivos
  • Protocolo do processo civil.
  • Dispensa emitida pela autoridade competente, caso haja algum impedimento, como parentesco de terceiro grau, religiões diferentes etc.
    Autorização dos pais ou responsáveis pelos noivos, caso sejam menores de 21 anos.



» Imprimir esta página


Redação Clube da noiva
Simone Matias - [email protected]








Mapa do site
© Clube da Noiva 2001 - 2006